PERGUNTAS FREQUENTES

Perguntas e respostas mais frequentes
recebidas pelo Sebrae Previdência

Com o novo cenário econômico mundial, constatei que a minha reserva previdenciária reduziu, ou seja, eu perdi dinheiro? Vou recuperar essa diferença? Quais as medidas tomadas pelo Sebrae Previdência sobre essa situação?


A partir do final do mês de fevereiro de 2020, os ativos financeiros começaram a ser negativamente impactos pelos reflexos da atividade econômica global, em decorrência da pandemia do Coronavírus. Esses impactos nos mercados financeiros (bolsa, títulos públicos, títulos de crédito, fundos imobiliários) são frutos da incerteza quanto ao prazo que as atividades econômicas ficaram paradas, em função das regras de isolamento.

Essa parada afeta a expectativa de distribuição de lucro das empresas, fazendo os preços das ações caírem, bem como afeta a expectativa da capacidade das empresas em pagar seus compromissos, atingindo os preços dos títulos de crédito.

O governo também enfrenta dificuldades em honrar seus compromissos, pois novos gastos surgem com a crise, comprometendo o preço dos títulos públicos. Há reflexos no valor dos alugueis que serão recebidos pelos fundos imobiliários, afetando os preços dos fundos imobiliários.

Em decorrência desses efeitos o Sebrae Previdência e todos os demais fundos de previdência irão trazer desempenhos negativos em suas cotas nesse período. A nossa Entidade tem certeza que será o menos afetado comparativamente aos demais fundos nesse período, uma vez que antecipamos uma parte desses efeitos e reduzimos nossas posições nesses ativos que tendem a oscilar mais.

Esse cenário não é permanente, esperamos que quando for possível mensurar os impactos da economia real, teremos total condições de melhorar o valor de nossas cotas. Portanto, não podemos falar em prejuízo, pois não realizamos nenhum prejuízo, estamos apenas marcando no valor das cotas, um cenário de preços de ativos que refletem um cenário de crise. É provável que esse cenário de incerteza continue por mais um período, então é preciso ter calma e ciência que nós estamos fazendo o melhor possível para preservar os recursos financeiros nesse momento, sendo que isso será provado assim que começarem a sair os resultados dos demais concorrentes e de mercado, onde poderemos mostrar que preservarmos bem mais capital do que os demais.

Essa pergunta também foi respondida em vídeo, acesse aqui para saber mais.

Victor Hohl

Diretor de Administração e Investimentos do Sebrae Previdência




O que os participantes do Plano Sebraeprev precisam avaliar para decidirem se devem ou não alterar o perfil de investimentos?


São três as dicas que recomendamos no momento de escolha do perfil:

1 – Não fique migrando de perfil com base nos resultados passados, os preços dos ativos flutuam conforme os eventos econômicos vão se desenrolando e o comportamento passado não é o melhor indicativo para o movimento futuro das cotas.

2- Se você está próximo do momento da aposentadoria, não é recomendado que se posicione em perfis mais arriscados, pois se um evento de incerteza acontece, a sua renda futura poderá ser afetada, e você terá menos tempo para recuperar o capital que certamente será afetado por esse momento de maior incerteza. Portanto, uma pessoa que está mais distante do seu período de aposentadoria, pode e deve ter mais tempo para desfrutar dos eventos positivos dos ciclos econômicos.

3 – O participante precisa se conhecer emocionalmente, e se entender que não possui tranquilidade emocional para lidar com flutuações no valor de suas costas, é recomendável evitar os perfis mais agressivos. Aquele participante que fica muito mais tranquilo com maior previsibilidade e não deseja maiores expectativas de retorno, deve optar pelos perfis mais conservadores. Apenas devemos lembrar que em cenários econômicos favoráveis os perfis de maior risco tendem a apresentar uma performance melhor.

Victor Hohl

Diretor de Administração e Investimentos do Sebrae Previdência




Percebi que os perfis moderado e arrojado do Plano Sebraeprev tiveram desempenho negativo. Migrar para o perfil conservador, neste momento, é uma alternativa para reduzir os impactos causados pela pandemia do Coronavírus?


Não é reacomodável migrar de perfis com base nos desempenhos passados. As performances passadas não são garantias de performance similares no passado. Portanto, ficar escolhendo os perfis com base nos resultados passados pode não trazer os resultados esperados. O importante na escolha do perfil é levar em consideração o prazo para sua aposentadoria, sua tolerância a risco, associado com sua expectativa de formação poupança previdenciária no momento da aposentadoria.

Victor Hohl

Diretor de Administração e Investimentos do Sebrae Previdência




Durante os meses de abril e maio, os participantes assistidos do Plano Sebraeprev poderão alterar o percentual de recebimento de benefício e o perfil de investimentos. Qual orientação o Sebrae Previdência pode passar tendo em vista a realidade da pandemia?


Formas de recebimento

Há basicamente duas formas de recebimento de renda de aposentadoria:

  • Renda por prazo certo de no mínimo 5 anos e no máximo 20 anos.
  • Aplicação de um percentual entre 0,5% (meio por cento) e 2% (dois por cento) sobre o Saldo da Reserva Individual.

Para os aposentados que estão na forma de recebimento por prazo certo, nada muda. Para aqueles que recebem a renda mensal na forma de percentual, poderão escolher outro percentual, respeitado os limites de 0,5% a 2%.

No mês de junho o valor da renda será recalculado considerando os seguintes parâmetros:

  • O saldo atual da reserva individual. É preciso lembrar que entre um período e outro de recálculo, o aposentado recebeu rendas mensais, cuja quantidade de cotas foram subtraídas da sua Reserva.
  • O novo percentual escolhido.

Dessa forma, o novo valor da renda mensal passará a ser recebido pelo aposentado a partir do mês de julho.

Quanto ao perfil de investimentos

O Plano SEBRAEPREV tem três perfis de investimentos: Conservador, Moderado e Arrojado. Aos participantes já aposentados não é possível a opção pelo perfil arrojado.

É preciso lembrar que estamos vivenciando um momento de grande turbulência na economia, provocado pela pandemia do Coronavírus, portanto, é necessário avaliar com bastante cautela a decisão de mudança de perfil de investimentos. Vale ressaltar que a previdência é um investimento de longo prazo, e ao mudar de perfil, o participante poderá adquirir mais ou menos Cotas para a sua poupança previdenciária. Sobre isso, recentemente publicamos uma matéria explicando como funciona a movimentação do saldo da reserva individual do participante em função da cota financeira. Recomendo a leitura que está disponível aqui.

Essa pergunta também foi respondida em vídeo, acesse aqui para saber mais.

Nilton Cesar

Diretor de Seguridade do Sebrae Previdência




Na hora da migração de um perfil para outro, a quantidade de cotas do Plano Sebraeprev pode aumentar ou diminuir, o que isso implica na reserva previdenciária do participante?


Os planos administrados pelo SEBRAE PREVIDÊNCIA são de modalidade Contribuição Definida. Neste tipo de plano, o saldo de conta dos participantes é controlado por meio de cotas, como se fosse um fundo de investimentos. Há basicamente dois movimentos no processo de cotas: compra e venda.

Compra de Cotas: Quando um participante efetua a contribuição, o valor da contribuição é convertido em quantidades de cotas, ou seja, a contribuição é dividida pelo valor da cota na data da operação, que resultará no número de cotas adquiridas.

Venda de Cotas: Semelhante ao procedimento utilizado na compra de cotas, quando um participante recebe um benefício de aposentadoria, o valor pago também é convertido em quantidade de cotas, dividindo-se o valor do benefício pelo valor da cota vigente na data da operação.

O resultado dos investimentos, positivo ou negativo, implica em variação no valor da cota, mas não altera a quantidade de cotas. Assim, o saldo de conta do participante representa um quantitativo de cotas que multiplicado pelo valor da cota do seu perfil de investimento, resulta em um valor monetário.

O participante visualiza o seu saldo em cotas e reais no extrato disponível no autoatendimento do portal. Cada perfil de investimento tem a sua cota específica. Quando o participante altera o perfil de investimento, o seu saldo de conta será divido pelo valor da cota do perfil que ele escolheu. Nesse processo, ele poderá aumentar ou diminuir o seu saldo em cotas.

E como o plano é de contribuição definida, não há renda vitalícia. Quando esgotar a quantidade de cotas que compõe o saldo do participante, a renda mensal será encerrada, posto que todo recurso acumulado foi devolvido e corrigido pela variação da cota decorrente da rentabilidade.

Nilton Cesar

Diretor de Seguridade do Sebrae Previdência




O Sebrae Previdência pode suspender, temporariamente, a cobrança das parcelas de empréstimos, considerando o cenário econômico atual?


Penso que uma vez não tendo ocorrido a suspensão do recebimento do salário do empregado do Sistema Sebrae, não há motivo para suspender a cobrança das parcelas de empréstimo. No entanto, quando necessário e possível, o Sebrae Previdência tomara as medidas sempre pensando no melhor para participantes e patrocinadores.

É preciso lembrar que o nosso programa empréstimo segue com histórico de redução de taxas de juros, a última queda aconteceu em dezembro.

Outra questão importante é a recente isenção de Imposto sobre Operações Financeiras. O Sebrae Previdência irá conceder empréstimos isentos de IOF, barateando o custo total do empréstimo. A alíquota zero valerá para as operações de crédito contratadas no período entre 6 de abril e 3 de julho de 2020. Tanto as novas concessões, quanto a renovação de empréstimos antigos, não sofrerão incidência de IOF. A isenção do imposto foi possível a partir da publicação do Decreto 10.305/2020, do Governo Federal.

Nilton Cesar

Diretor de Seguridade do Sebrae Previdência





Especial sobre Investimentos 2020 | Sebrae Previdência

SEBRAE PREVIDÊNCIA
Instituto Sebrae de Seguridade Social

SEPN, Quadra 515, Bloco C, loja 32
1º andar - SEBRAE PREVIDÊNCIA
CEP: 70.770-503 / Brasília, DF

  • Instagram
  • Facebook
  • Spotify - círculo cinza
  • YouTube

CANAIS DE RELACIONAMENTO

(61) 3327-1669 | 8h30 às 18h

Skype (mediante agendamento)

10h às 11h e 15h às 17h

Especial sobre Investimentos 2020 | Sebrae Previdência